Tempo seco em Piracicaba: fechar janelas ajuda a melhorar umidade do ar? Especialista explica
11/09/2025
(Foto: Reprodução) Tempo seco pode agravar quadros respiratórios; veja dicas para enfrentar a baixa umidade
Fechar portas e janelas de casa pode ser bom para ajudar a controlar a umidade interna em meio à baixa umidade relativa do ar, informou o meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri/Unicamp. No entanto, é preciso cuidado com locais públicos, como escritórios e salas de aula.
“Não é bom eliminar a circulação do ar pela questão da proliferação de doenças”, afirma o especialista.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, nesta quinta-feira (11), um novo alerta severo de baixa umidade relativa do ar, com índices abaixo de 12% e temperaturas acima de 35°C para diversas regiões do estado, incluindo a de Piracicaba – saiba mais abaixo.
Céu de Piracicaba nesta quinta-feira (11)
Claudia Assencio/g1
Baixe o aplicativo do g1 para ver notícias de Piracicaba e região em tempo real e de graça
Fechar janelas e portas e umidificar o cômodo com auxílio de umidificadores ou de panos molhados pode ajudar a controlar a umidade, mas não garante a sensação de alívio, afirmou o especialista.
A umidade excessiva pode prejudicar o conforto térmico porque dificulta a evaporação do suor e, nesse tempo, pode contribuir para a criação de um ambiente quente e abafado.
"Muita umidade também não favorece o conforto térmico. É preciso equilibrar para umidificar um pouco para aliviar o desconforto e efeitos do ar muito seco”, informa Bruno Bainy.
Riscos à saúde
A baixa umidade aumenta os riscos de incêndios em vegetação e pode causar problemas de saúde, como irritação nos olhos, nariz e garganta, além de agravar doenças respiratórias, alertou a Defesa Civil estadual.
O tempo seco também pode fazer com que as pessoas fiquem desidratadas e, com isso, aumentar o risco de obstrução de artérias, infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
É o que aponta o pneumologista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Murilo Angeli Piva. De acordo com o médico, o ideal é uma umidade de ar entre, pelo menos, 50% e 60%. Saiba mais aqui.
Área queimada no Monte Branco em Piracicaba (SP) em agosto
Edijan Del Santo/EPTV
Recomendações
A Defesa Civil recomenda que a população:
beba bastante água
evite atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia
umidifique os ambientes internos
jamais faça queimadas
Comparativo da Umidade Relativa do Ar em anos anteriores
A Umidade Relativa do Ar (URA) ficou em 10% nesta quinta-feira (11), em Piracicaba (SP), segundo as medições da estação meteorológica do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq), o campus da Universidade de São Paulo (USP) na cidade. É o menor índice de umidade relativa do ar em cinco anos, veja abaixo:
Umidade mínima em 2024 foi de 13% em 4 de setembro.
Umidade mínima em 2023 foi de 19% em 24 de setembro
Umidade mínima em 2022 foi de 19% em 23 de janeiro
Umidade mínima em 2021 foi de 15% em 22 de novembro
Umidade mínima em 2020 foi de 16% em 7 de outubro
Veja também
g1 Piracicaba lança perfil oficial no Instagram
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.