Gangorra térmica: após 27 dias secos, Piracicaba tem pancadas de chuvas, mínimas de 10ºC e máximas de 31ºC
26/07/2025
(Foto: Reprodução) Segunda-feira amanhece chuvosa na região e deve ter tempo firme à noite
Depois de 27 dias seguidos sem nenhum registro de chuvas, Piracicaba (SP) integra alertas emitidos neste fim de semana pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nas 18 cidades da área de cobertura do g1, com previsão de chuvas intensas.
🌡️🥶As temperaturas devem ficar em torno dos 10ºC e 12ºC no início das manhãs e podem alcançar os 31ºC no período mais quentes dos dias, à tarde. Veja previsão do tempo a partir deste sábado (26) até terça (29) ao final da reportagem.
🌦️Na segunda-feira (28), devem ocorrer chuvas em Piracicaba. Na terça-feira (29), as mínimas ficam na casa dos 14ºC e as temperaturas máximas alcançam os 31ºC.
🌨️Na quarta-feira (30), tem possibilidade de geada em Piracicaba , segundo previsão do Inmet.
📲 Acesse o canal do g1 Piracicaba e região no WhatsApp
Mês seco
Piracicaba (SP) não teve nenhum registro de chuvas entre os dias 1º e 25 de julho segundo medições do Posto Meteorológico da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq-USP). O mês, tradicionalmente, costuma ser mais seco. Época comum de estiagem. Julho tem média histórica de 3,9 dias com chuvas.
⚠️ Avisos do Inmet indicavam chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos intensos de até 60 quilômetros por hora entre sexta, sábado (26) e segunda-feira (28).
🌦️Antes das breves pancadas de chuvas registradas em Piracicaba nessa sexta-feira, 25 de julho, a cidade só tinha tido precipitações nos dias 23 e 27 de junho na cidade, com volumes expressivos de mais de 20 milímetros. Os dados são da estação da Esalq.
Céu escureceu no fim da manhã no Centro de Piracicaba
Claudia Assencio/g1
⛈️O alerta ainda aponta baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Entre este domingo (27) e segunda-feira (28), há alertas de perigo potencial para declínio de temperaturas, de 3ºC a 5ºC e de tempestades, com validade até às 10h de terça-feira.
Região de Piracicaba tem alerta de perigo potencial para declínio de temperatura
Reprodução/Inmet
Cavados
O clima com altas temperaturas e precipitações é resultado do “cavado”, fenômeno meteorológico que está passando pela região. Saiba o que é o cavado e veja a previsão abaixo.
Segundo o professor e pesquisador Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o campus da Universidade de São Paulo (USP) na cidade, o “cavado” é um sistema atmosférico de baixa pressão que pode ou não estar associado a frente fria.
De acordo com o professor, os “cavados”, por serem zonas de baixa pressão, trazem bastante vapor d'água e causam chuva
Alertas do Inmet para região de Piracicaba
Reprodução/Inmet
Orientações do Inmet
Em caso de rajadas de vento:
não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas
não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Amplitude térmica típica do inverno
Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a amplitude térmica, que é a diferença entre as maiores e menores temperaturas registradas na cidade no mesmo dia, pode ultrapassar os15 graus de oscilação, com mínimas entre 12ºC e máximas de até 39ºC, como indica a previsão para esta sexta (24) em Piracicaba (SP).
Rio com pedras aparentes
🌦️Não houve nenhum registro de chuva no leito do Rio Piracicaba entre 1º e a parte do dia 25 de julho deste ano.
🏞️O Rio Piracicaba, responsável por cerca de 20% do abastecimento, registra vazão quase 62% abaixo da média para julho.
O manancial marcava 23,52 mil litros de água de água por segundo (m³/s) na estação de captação na região da Rua do Porto, em Piracicaba (SP), segundo informações mais atualizadas do Consórcio das Bacias PCJ, a partir de dados do SP Águas. A vazão esperada para data é de 61,5 m³/s.
🌅O nível do Rio Piracicaba era de 1,10 metro nesta sexta-feira (25). A marca é 25% menor do que a média histórica para março, de 1,47 metro de profundidade.
Nível e vazão do Rio Piracicaba ficam abaixo da média para março e manancial tem pedras aparentes no leito
Claudia Assencio/g1
Previsão 🌤️
Confira abaixo a previsão do tempo entre este sábado (26) e terça-feira (29), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):
Sábado (26)
Mínima de 12ºC
Máxima de 31ºC
Umidade mínima do ar 20%
Domingo (27)
Mínima de 15ºC
Máxima de 31ºC
Umidade mínima do ar 30%
Segunda-feira (29)
Mínima de 13ºC
Máxima de 31ºC
Umidade mínima do ar 30%
Terça-feira (30)
Mínima de 10ºC
Máxima de 23ºC
Umidade mínima do ar 30%
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba