Café com caldo de cana viraliza e faz vendedor de trailer quintuplicar vendas no interior de SP; veja receita
11/09/2025
(Foto: Reprodução) Café com caldo de cana viraliza e vendedor de trailer quintuplica vendas em Piracicaba
Não é um café adoçado com caldo de cana. Nem coado com garapa, como alguns vídeos na internet sugerem. Trata-se de um café gelado com caldo de cana.
A receita é a seguinte: gelo, caldo de cana, café expresso e raspas de limão siciliano. Voilà: está pronto o drink bifásico que viralizou entre os criadores de conteúdo em Piracicaba (SP).
“Uma moça pediu para gravar, depois vieram outros [influenciadores] [...] Nós vendíamos em torno de 20 a 30 cafés gelados durante um final de semana. Hoje, esse número já passou de 100 só do café gelado com cana”, informa Airton Souza Ferreira, de 41 anos, responsável pelo preparo do drink na cidade.
Baixe o aplicativo do g1 para ver notícias de Piracicaba e região em tempo real e de graça
Café com caldo de cana em Piracicaba (SP)
Yasmin Moscoski/g1
Nos vídeos na internet, algumas pessoas criticam a bebida, enquanto outros elogiam. Juntas, as produções somam mais de 700 mil visualizações nas redes sociais da região.
“Eu vi que essa bebida viralizou e, por isso, eu pedi. Quero experimentar”, informa Isabella Castilho, uma das consumidoras.
A bebida que viralizou
Passagem para o Engenho Central, ponto turístico em Piracicaba
José Furlan
Nas produções que viralizaram na região, influenciadores elogiam a bebida e dizem ser algo que ‘só tem em Piracicaba’. A assimilação faz sentido. O drink filmado é vendido em um trailer, que fica nas dependências do Parque do Engenho Central, fundado em 1881 para processar toneladas de cana-de-açúcar. As ramas do café e a cana, inclusive, estão no brasão da cidade devido à importância econômica e histórica.
No entanto, é comum encontrar comentários e vídeos na internet em que pessoas consomem o café gelado com garapa em outras cidades ou ensinam a fazer a variação da bebida. Cada um à sua maneira. Além disso, o próprio vendedor diz que adaptou o drink com base em experiências que teve, pois trabalha no ramo há mais de 20 anos.
“O caldo de cana veio de uma ideia de já trabalhar com café gelado, nós trabalhávamos com café gelado com água tônica ou suco de laranja e eu sempre quis trabalhar com a cana, pelo que vi nas minhas andanças”, informa Airton.
Airton em trailer em Piracicaba (SP)
Yasmin Moscoski/g1
Tipos de café gelado
Há dois tipos de cafés gelados: o iced coffee e o cold brew, explicou o gastrônomo e professor de hotelaria Hélio Roberto, do Centro Universitário Senac de Águas de São Pedro (SP), ao g1.
No iced coffee, o café é extraído com água quente e resfriado rapidamente com gelo, o que resulta em um sabor mais intenso e ácido do café.
O cold brew é o contrário. Ele é preparado pela infusão lenta do café moído grosso em água fria por horas e resulta em uma bebida mais doce e menos ácida.
Café com caldo de cana no Engenho Central, em Piracicaba (SP)
Yasmin Moscoski/g1
Casamento com a cana
Segundo o especialista, o café gelado é comumente encontrado nas versões com água tônica, água de coco ou com algum xarope de fruta. No entanto, a versão com a garapa pode agradar os paladares de quem prefere um café mais ácido, uma opção refrescante e que chame atenção pela estética bifásica.
“Temos o costume de misturar o caldo de cana com alguma coisa que seja mais ácida, justamente porque a garapa tem o excesso de açúcar. O contraste com o café, principalmente quando você reduz a temperatura dele, faz com que se acentue essa acidez do grão. Há um contraste entre a acidez acentuada e o amargor do café com a doçura do caldo de cana, resultando também em uma composição estética interessante por conta da densidade das bebidas”, explica Hélio.
Como tomar a bebida
A decoradora Fabiana Almeida foi uma das consumidoras que pediu o item, durante um evento no Engenho Central, e gostou.
“Acho que a cana dá um sabor, tira o amargo do café. Eu gostei bastante. É a primeira vez que eu tomo”, afirma.
Já a chef pastaia Ana Catarina Campos explicou que há um jeito mais indicado de apreciar a bebida.
“Eu fiquei sabendo da bebida pela internet. Hoje eu vim experimentar [...] e me disseram que tem que puxar a bebida e o canudo junto, para pegar um pouco da cana e um pouco do café”, afirma.
Veja também
g1 Piracicaba lança perfil oficial no Instagram
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.